quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aula de 09 de fevereiro de 2011

Após uma roda de conversa para apresentar o planejamento do semestre, onde abordei a importância do planejamento para a realização de projetos, apresentei a caixinha que representa cada história e contei, "Dente no Telhado", de Dilea Prattes. Falei sobre a importância de sonhar.
"Se você pode sonhar, você pode realizar!"
Após a leitura da história, as crianças falaram o que esperam da oficina de 2011. Foi emocionante ouvir a Layanne dizendo que quer fazer da contação de histórias a sua profissão.
Depois entreguei um pedaço de folha para cada criança, que escreveu uma palavra. Em roda, escrevemos uma história coletivamente. Confira abaixo:
História dos Encantadores de Histórias, turma da manhã:

Era uma vez um mendigo que queria ser diferente dos outros. Então ele resolveu fazer uma contação de histórias e pra isso ele tinha que lapidar.
Ele tinha muita fé em Deus, orou bastante pra conseguir contar boas histórias.
Começou a criar suas histórias para contar na igreja. Para que seu objetivo se realizasse, era necessário encontrar pessoas leais. E dia após dia ele foi adquirindo maior compreensão de tudo.
Começou a criar histórias de amor e o público aplaudiu, gerando união com as pessoas de toda cidade.
Um dia aconteceu uma coisa milagrosa na igreja. Muitos podem não acreditar, mas no meio do culto caiu do céu uma mendiga.
Ela olhou pra ele e perguntou:
- Quer se casar comigo?
Ele respondeu:
- Não! Se você ficar, eu subo!
- Vou jogar futebol nas alturas! E subiu. Imediatamente, fez amizade com todos os anjos.
Enquanto isso lá na terra, um mendigo que morava na escola pediu para a diretora arrumar uma vaga para ele e então, começou a fazer amizades e acabou conhecendo a mendiga que havia caído do céu, que o levou para a igreja.
Lá eles começaram a contar histórias que alegravam a todos, compartilhando sua emoção. E por contar muitas histórias, resolveu virar escritor e saiu por aí escrevendo e contando, levando alegria e emocionando aqueles que ouviam.
- E o homem lá do céu?
Essa já é uma outra história que você pode criar!

Autores:
Alessandro, Antônio, Beatriz,Duda, Evelyn, Isadora, Jeniffer, Luis Felipe, Layane, Mayara, Pedro, Samuel, Sabrina, Thalia, Weverton.

A história dos contadores mirins, turma da tarde:

Era uma vez, num reino bem distante, uma menina que tinha um coração muito bondoso.
A menina adorava uvas e comia uvas todos os dias, a toda hora: de manhã, à tarde e à noite.
A menina, de tanto comer uva, ficou toda roxinha e pediu ajuda para o seu amigo Juck.
De tão doce, a menina atraiu muitas aranhas, ratos e baratas que tentaram entrar na sua boca.Então ela nunca mais quis comer uvas e começou a comer morangos e comia todos os dias, a toda hora: de manhã, à tarde e à noite.
De tanto comer morango, ela ficou toda vermelhinha e pediu ajuda para sua amiga Barbie e resolveu comer só banana e comia todos os dias, a toda hora: de manhã, à tarde e à noite.
A menina, de tanto comer banana, ficou amarelinha e pediu ajuda para o seu amigo coelho, que tinha um esconderijo todo feito de chocolate. A menina começou a comer chocolate e comia todos os dias, a toda hora: de manhã, à tarde e à noite e ficou toda marronzinha e pediu ajuda para o seu cachorro.
O cachorro latiu, latiu, latiu tanto que Deus apareceu e transformou a menina num arco-íris.

Autores:Beatriz, Elen, Eny, Felipe, Gustavo, Gabriel, Janaína, Júlia, Karolin, Lucas, Mariana, Milena, Melina, Vitória.

Terminamos a aula com uma roda: mãos dadas, sorrisos e palavras doces como alegria, amor, amizade, lapidar, compartilhar, futebol e céu. Ao meio havia uma vela com a chama representando o fogo interno que sempre devemos cultivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário