quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aula de 23.02.11

Hoje literalmente foi o dia das caixas! Muitas coisas que estavam escondidas apareceram em formato de histórias, lágrimas e sorrisos.
Os alunos foram recebidos ao som de Delicatessen, um cd de jazz e bossa nova.
No chão da sala, 17 caixinhas. Algumas tinham objetos, outras estavam cheias de vento e outras, de pequenos poemas e adivinhos.
Cada aluno recebeu uma caixinha. Refletimos sobre a escolha das caixinhas: será que você escolhe a caixinha ou a caixinha te escolhe? O que cada mensagem significa? Como ela te provoca?
Cada aluno falou sobre as emoções que estavam guardadas.
Contei a história de um jovem casal muito pobre. Era noite de Natal , eles estavam passando muitas necessidades e não tinham dinheiro para a troca de presentes, bastante comum neste dia. Ambos deram o que tinham de mais precioso para o outro: o amor! Quem quiser conhecer a história na íntegra, é só pesquisar no livro: "Uma fábula sobre o que é suficiente", de Clarissa Pinkola Estés.
O objeto guardado na caixinha foi o amor e... "muitas emoções", de acordo com a sugestão da Maria Eduarda.
Evelyn recebeu uma borracha e escreveu "passado". Depois disse mergulhada em lágrimas: vou apagar todas as coisas ruins que aconteceram no passado e recomeçar.
Thalia falou sobre sua frase: "O menino era ligado em despropósitos" e disse que deveríamos pensar antes de fazer as coisas.
Pedro pegou uma caixinha de músicas e disse que aquele som acalmava.
Jhenifer disse que em sua caixinha tinha uma agulha e era para costurar um ano bom.
Alessandro comentou que escolheu uma caixinha que ninguém queria, porque era feia, mas dentro dela havia algo valioso:" o alimento que sustenta a alma" "Todo mundo deixou ela de lado, mas dá sustento", completou.
Antônio tinha uma flor em sua caixinha, junto com a mensagem: "O menino queria ser poeta" e ele interpretou: ele queria escrever poemas de amor.
Para concluir, fizemos a encenação das histórias.
Abaixo, a redação do Luis Felipe:
Hoje foi um dia especial, porque quando eu subi e olhei as caixas no chão, pensei que eram para os funcionários da Eurofarma. Quando a professora começou a falar sobre a aula, eu imaginei o que teria dentro daquelas caixinhas.
Na caixinha que eu escolhi, que era simples, haviam duas bolinhas musicais e uma pinça. Lembrei que gosto de música e a pinça é para me ajudar nas escolhas.
Palavras do dia: emoção, escolhas, amor, surpresas, suco de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário